O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) avaliou temas centrais da política mato-grossense durante participação no podcast Política de Primeira, do Portal Primeira Página. Ao longo da entrevista, ele analisou a gestão da saúde em Cuiabá, detalhou os entraves das obras do BRT, falou sobre segurança pública, avaliou o cenário eleitoral para 2026 e explicou por que acredita que a tarifa zero no transporte coletivo é viável.
Ao comentar os problemas da saúde pública, Lúdio afirmou que a prefeitura tem falhado na articulação com o Ministério da Saúde e com o governo estadual, o que acaba impedindo o acesso a investimentos importantes. Ele citou carretas especializadas do governo federal e equipamentos de alta complexidade que, segundo ele, Cuiabá deixa de receber por falta de planejamento.
O deputado também criticou a possibilidade de o município abrir mão da gestão plena da saúde. Para Lúdio, essa mudança significaria um retrocesso de 30 anos no desenho do SUS e demonstraria desconhecimento das responsabilidades da capital.
Ele cobrou ainda uma solução definitiva para a Santa Casa. Disse que o hospital possui serviços essenciais, como hemodiálise infantil e oncologia pediátrica, e defendeu que o governo do estado desaproprie o prédio para garantir continuidade dos atendimentos.
Assista abaixo a entrevista na íntegra:
-
Ludio quer fim de taxas sobre consignados
-
ALMT aprova projeto que libera porte de arma aos atiradores desportivos
-
Candidaturas na Capital