Seja Bem Vindo - 20/10/2025 18:49

Mais de 44 mil munições e 10 armas foram apreendidas em posse de facção

Operação desarme, deflagrada nesta semana pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis, apreendeu 10 armas de fogo, entre armamentos longos e curtos, mais de 44 mil munições, além de diversos tubos de pólvora, vários cartuchos de munições e uma máquina de prensa. O armamento foi avaliado em R$ 250 mil.

Material apreendido no âmbito da Operação Desarme (Foto: PJC-MT)

A contabilidade do material apreendido durante as buscas e apreensões foi concluído, pela Polícia Civil, nesta quinta-feira (12). A operação trabalha na desarticulação de um grupo criminoso envolvido no comércio de armas de fogo no município e região.

No total, foram cumpridos 10 ordens judiciais, sendo seis mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva. Outras duas pessoas foram presas em flagrante.

Comércio de armas

As investigações conduzidas pela Derf de Rondonópolis iniciaram em maio de 2024, levando a identificação do grupo criminoso, formando por um casal e outras duas pessoas que intermediavam e comercializavam as armas e munições de diversos calibres para todo o tipo de público, incluindo integrantes de facções criminosas.

As armas eram oferecidas e negociadas pelos investigados por meio de conversas via WhatsApp, onde eram enviadas fotografias do armamento e valores. Nas investigações, também foi identificado uma casa de pesca, onde as armas e munições seriam comercializadas de forma ilícita.

Design sem nome 7
(Foto: PJC-MT)

Entre os clientes que teriam negociado uma arma de fogo com os investigados está um faccionado, recluso na Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), em Rondonópolis. As investigações apontaram que algumas armas de fogo, comercializadas pelo grupo criminoso, foram utilizadas em homicídios no município e região.

A delegada responsável pelas investigações, Anna Paula Marien, destacou que além do vasto material bélico apreendido durante o cumprimento das ordens judiciais, a operação também resultou na apreensão de aparelhos celulares e outros documentos dos investigados, que podem auxiliar no avanço das investigações.

“O material apreendido na operação, incluindo os aparelhos celulares dos principais alvos, foram encaminhados para a perícia, com o fim de levantar novas informações, que possam levar a outros possíveis envolvidos, assim como outros crimes praticados pelo grupo criminoso”, disse a delegada.

  1. 4 são presos por comércio ilegal de armas em Rondonópolis

  2. PM e caseiro são denunciados por assassinato de advogado em Cuiabá

  3. Arma que matou advogado em Cuiabá foi usada para assassinar PM, diz MP

VEJA MAIS

chamamento de R$ 698 milhões busca OSS para assumir unidade

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), publicou…

estudo da Embrapa quer concorrer com startups de tecnologia

Agricultura de precisão já é um termo comum que representa o uso da tecnologia na…

Flamengo ‘cola’ no Palmeiras em chances de título do Brasileirão; veja os números

A vitória do Flamengo por 3 a 2 sobre o Palmeiras, no último domingo (19),…