Seja Bem Vindo - 05/02/2026 22:12

Mato Grosso é o 3º no ranking de recuperações judiciais no agro

O Monitor RGF de Recuperação Judicial apontou Mato Grosso como o terceiro estado com o maior número de empresas do agronegócio que solicitaram recuperação judicial no Brasil. Somente no quarto trimestre do ano passado, 72 empresas do setor recorreram ao instrumento judicial, reforçando o avanço das dificuldades financeiras no campo.

Ainda segundo o levantamento, o agronegócio concentra o maior volume de empresas em recuperação judicial no país, evidenciando o impacto de um cenário marcado por juros elevados, aumento dos custos de produção e queda na rentabilidade de algumas commodities. Esses fatores têm afetado principalmente empresas ligadas à produção agrícola, armazenagem e fornecimento de insumos.

O setor de corte de carne bovina é um dos mais afetados. – FOTO: Embrapa Algodão

Os dados indicam que Mato Grosso está entre os estados que mais sofrem com o processo de endividamento rural, em um momento em que produtores enfrentam pressão nos preços da soja e desafios estruturais para manter a rentabilidade. Além disso, a pressão logística e o aumento nos custos de frete agravam o cenário, reduzindo a competitividade e a capacidade de negociação dos produtores. 

Neste cenário, a recuperação judicial tem sido utilizada como uma alternativa para reorganização financeira, renegociação de dívidas e preservação das atividades. Há ainda um alerta de que as dificuldades no campo afetem a sustentabilidade econômica em regiões altamente dependentes do agro, como é o caso de Mato Grosso.

Cenário nacional

O relatório também aponta um crescimento dos pedidos de recuperação judicial no agronegócio em nível nacional. Rio Grande do Sul e Goiás lideram o ranking, com 91 e 74 empresas, respectivamente. Mato Grosso do Sul aparece na oitava posição, com 26 empresas em recuperação.

Entre os segmentos mais impactados estão o cultivo de soja, o setor de corte de carne bovina e a produção de algodão. No caso da soja, a pressão sobre os preços e o aumento dos custos operacionais têm dificultado o equilíbrio financeiro das empresas e ampliado o número de pedidos judiciais.

  1. MT mantém liderança na entrega de fertilizantes em 2025

  2. Grupo Fictor pede recuperação judicial após tentativa de compra do Banco Master

  3. Agro de MT lidera pedidos de recuperação judicial, revela pesquisa

VEJA MAIS

Vasco leva gol no fim, empata com a Chapecoense e vê torcida pedir saída de Diniz após tropeço no Brasileirão

O Vasco segue sem saber o que é vencer no Brasileirão. E nesta quinta-feira (5),…

BrasilAgro voltou ao lucro no segundo trimestre

No comunicado com os resultados, a companhia informou que colheu cerca de 1,741 milhão de…

Ministro diz que ação da PM foi ilegal e absolve condenado por tráfico no Nortão

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatou o pedido da Defensoria Pública do Estado de…