Seja Bem Vindo - 12/11/2025 13:17

  • Home
  • Destaques
  • MS avança no saneamento com ampliação de Estações Elevatórias

MS avança no saneamento com ampliação de Estações Elevatórias

Mato Grosso do Sul ganhará novas Estações Elevatórias de Esgoto (EEE), impulsionando de forma sólida a infraestrutura operacional da coleta e tratamento do esgoto, garantindo sistemas mais eficientes, sustentáveis e seguros para a população.

Estão sendo implantadas sete novas (EEE) nos municípios de Jateí, Rio Brilhante, Juti, Bataguassu, Sidrolândia e Ivinhema, que juntas terão a capacidade para bombear cerca de 76 litros de efluente por segundo, fortalecendo a eficiência do sistema de esgotamento sanitário no estado.

Mato Grosso do Sul avança no saneamento com ampliação de Estações Elevatórias (Foto: Assessoria Aegea MS)

Além dessas obras, seis novas elevatórias estão previstas para iniciar ainda nos próximos meses, nos municípios de Aral Moreira, Anaurilândia, Vicentina, Terenos e Sete Quedas. Juntas, elas projetam tratar cerca de 14 litros de esgoto por segundo, contribuindo para acelerar a universalização do saneamento básico em todo o estado.

Segundo Clayton Bezerra, diretor executivo da Ambiental MS Pantanal, os investimentos nesses equipamentos fortalecem a estratégia de expansão da infraestrutura de saneamento no estado, elevando a eficiência operacional e a segurança dos sistemas estado, e cumprindo o contrato firmado pela PPP (Parceria Público Privada).

EEE PONTA PORA
Expansão de elevatórias fortalece a infraestrutura de saneamento e contribui para a melhoria dos indicadores de saúde e meio ambiente (Foto: Assessoria)

“Essas infraestruturas são fundamentais no funcionamento da rede. Elas permitem o bombeamento do efluente até as estações de tratamento, garantindo mais eficiência no transporte, segurança sanitária e proteção ambiental”, destaca o diretor.

Mato Grosso do Sul se consolidou entre os estados que mais avançam na ampliação do saneamento básico no Brasil, considerando os 68 munícípios e demais distritos atendidos pela Sanesul. Com 72,34% da população atendida pela rede de esgoto, MS ultrapassa a média nacional e mostra que a universalização do serviço pode chegar bem antes do prazo fixado pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico.

O diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, ressalta que os resultados são fruto de uma gestão comprometida.

“Estamos mostrando que é possível antecipar metas quando existe foco, seriedade e responsabilidade. Cada novo investimento representa mais dignidade para as famílias sul-mato-grossenses e mais sustentabilidade para o futuro do Estado”, afirma.

VEJA MAIS

SBT decide que não espaço para “fracasso” e mantém noticiários policiais

O SBT optou por cancelar o lançamento de uma nova revista eletrônica matinal e reafirmou…

MS avança no saneamento com ampliação de Estações Elevatórias

Mato Grosso do Sul ganhará novas Estações Elevatórias de Esgoto (EEE), impulsionando de forma sólida…