Seja Bem Vindo - 24/10/2025 01:47

Na Câmara Federal, Medeiros propõe Moção de Apoio a Israel

Liderados pelo deputado federal José Medeiros (PL-MT), parlamentares e líderes de bancadas articulam a aprovação de uma Moção de Apoio a Israel. Proposta por Medeiros, a moção é uma resposta a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que comparou a atuação defensiva do exército de Israel contra o grupo terrorista Hamas com o Holocausto, ocorrido na Segunda Guerra Mundial.

Além da moção, que foi assinada por 75 parlamentares, Medeiros apresentou um outro requerimento nesta quarta-feira (21) pedindo a urgência na tramitação do pedido, assinado por líderes de bancadas que representam 259 deputados de oposição e da base aliada do atual governo Lula. Com assinaturas suficientes para urgência, o requerimento foi enviado para análise do presidente da Câmara Federal, deputado federal Arthur Lira (PP-AL), nesta quinta-feira (22).

Medeiros argumenta que na moção de apoio a Israel, fundamentada no artigo 117 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, os membros do parlamento condenam as declarações do presidente e expressam solidariedade ao povo israelense. A moção destaca a importância de manter laços internacionais com países democráticos e rejeita qualquer tentativa de posicionar o Brasil ao lado de grupos terroristas, como o Hamas.

“O Parlamento Brasileiro, eleito diretamente pela população e seus legítimos representantes, está unido no apoio a Israel e em condenação às declarações infelizes e sem fundamento do presidente. Pedimos desculpas ao povo de Israel pelas palavras ofensivas proferidas pelo presidente, deixando claro que tais declarações não refletem a posição do povo brasileiro ou de seus verdadeiros representantes”, diz trecho do documento assinado pelo deputado mato-grossense.

Medeiros afirma que quando Lula se referiu ao Estado de Israel como responsável por um “genocídio” da população palestina, na Faixa de Gaza, tentou subverter a realidade invertendo os papeis de quem sofreu genocídio.

“Ao defender o grupo terrorista Hamas e acusar de genocídio Israel que teve povo assassinado e sofrendo atrocidades inimagináveis por aquele grupo terrorista que praticou esses atos pela simples razão de odiarem e quererem extinguir judeus”.

A posição de Medeiros e dos demais parlamentares visa não apenas reiterar o apoio a Israel, mas também preservar os laços diplomáticos e promover a paz e a estabilidade na região. “Enquanto a controvérsia continua a reverberar internacionalmente, o povo brasileiro reafirma seu compromisso com os princípios de justiça, paz, respeito mútuo e cooperação internacional”, finalizou Medeiros.

VEJA MAIS

Prefeito de Corumbá exonera Secretário de Governo preso em operação

O prefeito de Corumbá, Gabriel Alves de Oliveira, exonerou o secretário municipal de Governo e…

ZPE de Cáceres poderá processar commodities de MT

O presidente da Associação Nacional das Zonas de Processamento de Exportação, Helson Braga, afirmou que…

Susto no ar! ‘Avião cai’ ao vivo enquanto repórter da Globo realiza entrevista

Durante uma transmissão ao vivo, um momento de pânico tomou conta da tela da Globo…