Nove agroindústrias familiares de Mato Grosso receberam títulos do Selo de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (SIAPP), na última sexta-feira (24). O documento regulariza os estabelecimentos, garantindo inspeção sanitária, segurança alimentar e maior competitividade dos produtos no mercado. Também possibilita a comercialização dos produtos para além do território do município de origem.
Isaías Nunes de Freitas trabalha com leite há 20 anos e hoje tem um laticínio em Nova Brasilândia (MT) que já possuía o Selo de Inspeção Municipal (SIM). Agora, poderá estender seu negócio a mais clientes.
“O SIAPP trouxe segurança e garantia de que podemos comercializar o produto fora do município. Tem mês que não conseguimos vender toda a nossa produção aqui e agora podemos escoar para outras cidades”, avalia.
Para ele, regularizar significa liberdade. “Não fui só eu que tive dificuldades devido à falta de regularização, mas todos os outros oito produtores que também receberam o título. Conseguir o selo nos tranquiliza de que estamos trabalhando conforme a lei”, destaca.
Até então, a média de produção era de 400 litros de leite/ dia, mas com o selo estadual, a meta é multiplicar. “Quero alcançar a capacidade máxima da minha propriedade que é de 2 mil litros e poder comprar mais leite dos produtores”, afirma.
Novos títulos
De acordo com a Seaf, com a entrega dos novos títulos já foram emitidos 29 certificados. A meta até o fim do ano é 30. Foram beneficiadas agroindústrias de Nova Marilândia, Nova Brasilândia, Sinop, Novo Horizonte do Norte, Nossa Senhora do Livramento, Cuiabá, Alta Floresta, Porto dos Gaúchos e Campo Novo do Parecis.
O selo foi instituído pela Lei Estadual nº 12.387/2024 e é desenvolvido de forma integrada pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Empresa mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea).
-
Festival premiará melhores queijos de MT
-
Concurso em MT vai eleger melhor queijo; saiba como se inscrever