Seja Bem Vindo - 20/10/2025 19:24

o que a soja mato-grossense vira do outro lado do mundo

O ciclo da soja mato-grossense chega ao outro lado do mundo. No episódio final da série especial Caminhos da Soja, da Rede Mato-grossense de Comunicação, os jornalistas Kátia Kruger e Gustavo Arakaki mostram o que o grão cultivado no Brasil se transforma quando chega à China, país que compra a maior parte da produção nacional.

Em fábricas altamente tecnológicas, a soja ganha novas formas: vira ração animal, proteína e milhões de litros de óleo consumidos todos os dias por uma população de mais de 1,4 bilhão de pessoas.

Produto brasileiro ganha novas formas nas indústrias chinesas.

No território chinês, o produto é transformado em rações para animais e em subprodutos para consumo humano como, por exemplo, o óleo de soja. Em apenas uma fábrica visitada pela equipe, em oito horas de trabalho, são produzidas mais de cinco mil embalagens de 20 litros de óleo.

WhatsApp Image 2025 10 16 at 11.01.54
Qualidade da soja do Brasil é elogiada pelos chineses.

De acordo com a jornalista Kátia Krüger, que esteve na jornada gravada na Ásia, a tecnologia aplicada em todos os setores e o cuidado com cada detalhe dentro das fábricas e laboratórios foi o que mais chamou a atenção em solo chinês. Segundo ela, também foi gratificante ver a valorização do produto brasileiro.

“Eles reconhecem a qualidade e a confiabilidade da soja brasileira, principalmente pela regularidade no fornecimento e pelo investimento em tecnologia no campo. Acompanhar a trajetória da soja desde o cultivo até o processamento na China mostra a dimensão real da cadeia produtiva e da importância do trabalho no campo. É gratificante ver como o produto brasileiro ganha valor e se transforma em alimento para milhões de pessoas” explicou Krüger.

WhatsApp Image 2025 10 16 at 11.02.17
Gustavo Arakaki e Kátia Krüger experimentaram comida chinesa feita com soja brasileira

Em 12 dias no território chinês, a equipe passou por três principais cidades: Xangai, Pequim e Nantong, fora os distritos menores. Na função de diretor e videomaker, o jornalista Gustavo Arakaki destacou que foi necessária muita preparação para que o projeto fosse realizado.

“Criamos um roteiro para a série e sabíamos exatamente o que queríamos mostrar em cada episódio. Na China tivemos apoio de uma consultoria que nos auxiliou a encontrar as empresas que tinham relação com o Brasil, mas também precisamos lidar com imprevistos, porque a gravação não foi linear, precisávamos pensar de que forma cada trecho iria agregar a série”, avalia.

WhatsApp Image 2025 10 16 at 11.02.43
Soja produzida em Mato Grosso ganha novas formas na China e se transforma em proteína, ração e milhões de litros de óleo

Para ele, encerrar o projeto é como concretizar um sonho. “Participamos da concepção do projeto e acompanhamos cada etapa no Brasil, como nos Portos de Miritituba e de Santos, e na China. Conseguir entregá-lo conforme foi pensado é muito gratificante”, destacou o profissional.

Retrospectiva

No ar desde o dia 19 de setembro, a série trouxe para o telespectador toda a trajetória da soja brasileira. Foram percorridos mais de nove mil quilômetros entre lavouras, centros de pesquisa, armazéns, estradas, ferrovias e portos. A jornada passou por cidades estratégicas do agronegócio e alcançou também o cenário internacional, com gravações na Ásia.

A série começou no campo. No primeiro episódio, agricultores mostraram a paixão pela terra, falaram sobre os avanços tecnológicos nos últimos anos e os investimentos feitos nas lavouras para aumentar a produtividade da safra.

O segundo episódio mostrou a jornada da soja até o Porto de Miritituba no Pará e os desafios das estradas que interligam Mato Grosso ao Norte do país. A principal rota de escoamento de grãos ainda é por rodovias e a reportagem também abordou sobre os investimentos nas estradas.

Já o terceiro episódio continuou a jornada pelo Porto de Santos e como é realizada a logística do lado de cá do oceano. O objetivo foi mostrar o ponto final da soja ainda no Brasil e o carregamento dos navios de contêineres.

Todos episódios podem ser assistidos na íntegra na seção do Programa Mais Agro no Globoplay.

  1. Série documental Caminhos da Soja, Brasil China terá 2°episódio nessa sexta-feira

  2. Caminhos da Soja mostra os desafios da logística no 2º episódio da série especial

  3. Mesmo com mais área plantada, safra de grãos e fibras deve ser menor em MT

VEJA MAIS

Giro MT Notícias® – PF apreende avião com meia tonelada de drogas em RO

No local onde aeronave foi encontrada existe uma pista clandestina de pouso e decolagem. PF…

chamamento de R$ 698 milhões busca OSS para assumir unidade

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), publicou…

estudo da Embrapa quer concorrer com startups de tecnologia

Agricultura de precisão já é um termo comum que representa o uso da tecnologia na…