O agricultor, empresário do ramo de sementes e ex-deputado federal Odílio Balbinotti morreu aos 84 anos, na noite desta quarta-feira (4), em Rondonópolis (MT), onde residia. Ele era diagnosticado com Alzheimer.
Fundador da Atto Sementes, empresa referência nacional na produção de sementes de soja e milheto, Odílio Balbinotti nasceu em 8 de junho de 1941, no município de Gaurama, no Rio Grande do Sul. Reconhecido pela atuação no agronegócio, construiu trajetória marcada tanto pela vida empresarial quanto pela política.
Balbinotti iniciou a vida pública em 1973, como vereador em Barbosa Ferraz, no Paraná. Posteriormente, foi prefeito do município por dois mandatos, entre 1977 e 1983 e de 1989 a 1993. Na esfera federal, exerceu quatro mandatos consecutivos como deputado federal pelo Paraná, entre 1995 e 2015.
Durante o período no Congresso Nacional, integrou comissões estratégicas, como a de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Em 2007, chegou a ser cotado para assumir o Ministério da Agricultura no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas acabou desistindo do convite.
Luto oficial e homenagens
Em Rondonópolis, onde consolidou parte de sua trajetória empresarial, o prefeito Cláudio Ferreira decretou luto oficial de três dias. Em nota, destacou a importância de Balbinotti para o agronegócio, lembrando que a atuação no setor teve início em 1980, a partir de uma fazenda em Alto Garças, com o objetivo de produzir sementes no cerrado mato-grossense.
Segundo o prefeito, a contribuição do empresário, que ficou conhecido como ‘Rei da Semente’ foi decisiva para o desenvolvimento econômico de Rondonópolis, de Mato Grosso e do Brasil. “O prefeito externa seu profundo pesar pelo falecimento do empresário e político, manifestando os sentimentos de solidariedade, força e resignação aos amigos e familiares”, diz o comunicado.
O presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis, Paulo Schuh, também lamentou a morte. “A Câmara Municipal de Rondonópolis manifesta profundo pesar, especialmente aos filhos, familiares e amigos, neste momento de dor e luto”, afirmou.
Entidades do setor produtivo também se manifestaram. A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) destacou os serviços prestados por Balbinotti ao agronegócio brasileiro. “A diretoria da Aprosmat expressa solidariedade e os mais sinceros pêsames à família e amigos, ressaltando os relevantes serviços prestados por Odílio Balbinotti para o agronegócio brasileiro, inclusive para o setor sementeiro nacional”, informou a entidade.
A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) também prestou condolências. “Desejamos força e conforto a todos os familiares e amigos neste momento de dor”, declarou.
O velório ocorreu na manhã desta quinta-feira (5) e o sepultamento está previsto para as 16h, no Cemitério Vila Aurora, em Rondonópolis.
Odílio é pai Odílio Balbinotti Filho, que tem o nome cotado para compor, como suplente, a chapa do deputado federal José Medeiros (PL) na disputa ao Senado.
-
Preço do boi sobe em fevereiro puxado por mercado interno e externo
-
Somos o Ayrton Senna do agro, diz produtor de algodão em podcast
-
Mercado externo e seca elevam produção de gergelim em MT