Seja Bem Vindo - 25/10/2025 04:21

Polícia Civil cumpre mandados e impede que criminosos da `pesada´ saiam da cadeia em MT

A Polícia Civil, por meio da Gerência Estadual de Polinter e Capturas (Gepol), deflagrou nesta sexta (22.03), a oitava fase da Operação Smash (do inglês esmagar), com cumprimento de mandados de prisões de pessoas condenadas judicialmente e que ainda estão com pendências por outros crimes.

Foram cumpridos oito mandados de prisão judiciais contra custodiados em unidades prisionais nas cidades de Várzea Grande, Cuiabá, Paranatinga e Comodoro.

A operação tem como foco principal aqueles criminosos sentenciados pela justiça e que estão com prisões decretadas por delitos como homicídio, roubo, associação criminosa, estupro de vulnerável, ameaça, tráfico de drogas e violência doméstica.
 
As ordens de prisão foram decretadas com base em investigações de diversos inquéritos policiais instaurados pela Polícia Civil em todo o estado. O trabalho conta com o apoio de servidores do Sistema Prisional e contribui para a efetiva aplicação da lei penal.

A delegada titular da Gepol, Sílvia Maria Pauluzi, explica que o cumprimento das ordens de prisão contra aqueles que ainda têm pendências com Justiça e que estejam cumprindo penas em unidades prisionais auxilia com que não recebam o benefício da liberdade condicional e se mantenham recolhidos.

“As equipes fazem os levantamentos com o intuito de identificar e localizar o paradeiro de foragidos da Justiça, que praticaram os mais variados crimes. Esses criminosos são alvos da Gepol, que trabalha incansavelmente para cumprimento da missão”, pontuou a delegada.

Em janeiro deste ano, a sexta fase da operação cumpriu mandados nas unidades prisionais de Cáceres e de Pontes e Lacerda.

Smash em 2023 

Em uma das fases da Operação Smash realizadas no ano passado foram cumpridos mandados nas unidades prisionais das cidades de Pontes Lacerda, Arenápolis, Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Água Boa.

Outra fase concentrou o cumprimento de prisões no sul do Estado, em Rondonópolis e outras cinco cidades da região. Parte dos mandados foi cumprida na Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa (Mata Grande) e na unidade prisional feminina; outros mandados foram de pessoas foragidas que estavam nas ruas.

Além de Mato Grosso, a Polinter estendeu a operação Smash a outros estados, concentrando esforços no cumprimento de prisões em outras unidades da federação. Com apoio de unidades policiais de outros estados, a Polinter cumpriu prisões em Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.

VEJA MAIS

Apostador de Mato Grosso leva R$ 202 mil após acertar 15 números na loteria

Um apostador de Barra do Garças foi um dos dez ganhadores do prêmio principal da…

Tiago Splitter estreia no comando dos Trail Blazers e faz história contra os Warriors na NBA

Dia histórico na NBA. Nesta sexta-feira (24), Tiago Splitter estreou no comando do Portland Trail…

Presidente Alckmin inaugura Zona de Processamento de Exportação no Mato Grosso

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, inaugurou, nesta sexta-feira (24), a Zona de Processamento de…