Seja Bem Vindo - 20/10/2025 19:50

  • Home
  • Economia e Agro
  • Presidente da Aprosoja-MT fala sobre o desafio de derrubar mitos e desmistificar o agro

Presidente da Aprosoja-MT fala sobre o desafio de derrubar mitos e desmistificar o agro

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), e vice-presidente da Aprosoja Brasil, Lucas Beber, aposta na comunicação para derrubar mitos sobre o agronegócio e mostrar que o setor é cada vez mais sustentável.

Em entrevista ao Podcast Agro de Primeira MT, do Portal Primeira Página, ele destacou que práticas ultrapassadas, como a queima da palhada, ficaram no passado e que o modelo atual combina produtividade e responsabilidade ambiental, com sistemas que sequestram carbono e permitem até duas safras por ano.

“Há uma visão distorcida da soja, porque antigamente se queimava a palhada para a colheita, mas isso não existe mais aqui. Temos um sistema de agricultura sustentável e mais produtivo com duas safras ao ano que sequestra carbono”, afirmou.

Presidente da Aprosoja-MT, Lucas Beber, é o entrevistado desta semana. | Foto: Primeira Página

Lucas Beber é gaúcho e, ainda criança, se mudou com o pai para Nova Mutum, assim como muitos sulistas que desbravaram Mato Grosso em décadas passadas. Na cidade, a família cultiva milho, soja e feijão.

Hoje, o produtor rural é um dos mais influentes do setor e além de priorizar a comunicação, defende também a isenção da entidade na política polarizada do país. Para ele, independentemente de quem esteja na presidência, é preciso ouvir e sanar as necessidades do agro.

O produtor é defensor das ferrovias como fonte de transporte para baratear o frete e tirar milhões de metros cúbicos de fumaça de caminhões poluentes nas estradas. E confessou ter o desejo que Mato Grosso alcance 100% de industrialização.

Investimentos

A valorização da tecnologia e da inovação também são valorizados pelo presidente. Ele cita dois centros mantidos pela Aprosoja-MT sem qualquer influência de empresas privadas do setor. Um em Campo Novo do Parecis na região oeste do estado, para pesquisas em solos arenosos. E outro no leste, Vale do Araguaia, onde são desenvolvidos trabalhos com solo siltosos, mais propensos a erosões.

Projetos da Aprosoja-MT e até uma crítica ao presidente da França, Emmanuel Macron, marcam o bate-papo entre Lucas Beber e Adriane Steinmetz, no Agro de Primeira MT desta semana.

  1. Podcast Agro de Primeira: os segredos dos produtores que não quebram

  2. Agro de Primeira: especialistas explicam por que vender soja é melhor que estocar

  3. Seguro para lavoura: agricultores mais novos buscam investir em garantias

VEJA MAIS

Giro MT Notícias® – PF apreende avião com meia tonelada de drogas em RO

No local onde aeronave foi encontrada existe uma pista clandestina de pouso e decolagem. PF…

chamamento de R$ 698 milhões busca OSS para assumir unidade

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), publicou…