Seja Bem Vindo - 21/10/2025 07:50

  • Home
  • Destaques
  • Presidente da Câmara diz que vereador preso será cassado: “Não ficará impune”

Presidente da Câmara diz que vereador preso será cassado: “Não ficará impune”

O presidente da Câmara de Canarana (a 838 km de Cuiabá), vereador Jocasta Porto (MDB), anunciou que o Legislativo municipal já instaurou uma comissão processante para pedir a cassação do mandato de Thiago Bittencourt Ianhes Barbosa (PL), preso no sábado (31) por estupro de vulnerável e posse de imagens de abuso e exploração sexual infantil.

Thiago Bitencourt, vereador de Canarana, foi preso por abuso sexual. (Foto: Reprodução)

Durante pronunciamento nesta quarta-feira (4), Jocasta foi enfático ao afirmar que a Casa não permitirá impunidade e que a decisão é unânime entre os parlamentares.

“Em caso como esse, o vereador não vai ficar impune. Devemos obrigação à sociedade canaranense, ao povo mato-grossense e também às mídias nacionais. A decisão é unânime: o pedido de cassação será feito”, afirmou.

“Com certeza, a comissão montada por esta Casa pedirá a cassação do vereador Tiago Bittencourt”, completou.

Tiago, que também é médico, foi preso no último sábado (31) durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão em sua casa e consultórios onde atendia.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Flávio Leonardo, foram encontradas imagens de abuso sexual infantil, parte delas produzidas e compartilhadas pelo próprio investigado, além de roupas infantis e itens sexuais.

“As investigações apontam que o suspeito usava a profissão para se aproximar de vítimas vulneráveis. Ele mantinha um relacionamento com uma adolescente, que era submetida à escravidão sexual, e há indícios de que essa adolescente era usada para abusar sexualmente de uma criança de dois anos de idade”, afirmou o delegado.

Após a prisão, outra vítima foi identificada: uma adolescente de 15 anos que relatou à polícia ter sido assediada por Thiago desde os 12 anos. Ao menos 8 vítimas já foram identificadas.

No domingo (2), a Justiça converteu o flagrante em prisão preventiva. No mesmo dia, o Partido Liberal (PL) determinou o afastamento do parlamentar e, em nota, o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) informou que instaurou uma sindicância para apurar a conduta ética do médico.

A Prefeitura de Canarana lamentou o ocorrido e disse colaborar com as investigações. A Câmara, por sua vez, declarou publicamente repúdio aos crimes atribuídos ao vereador e confirmou que ele está afastado dos trabalhos legislativos.

  1. Polícia já identificou 8 vítimas do vereador de Canarana preso por pedofilia

  2. PL afasta vereador suspeito de abuso

  3. CRM abre sindicância contra vereador médico preso por pedofilia em MT

VEJA MAIS

Corinthians paga segunda parcela ao Cuiabá por transferência de Raniele; veja quantas faltam

O Corinthians pagou, na noite desta segunda-feira (20), a segunda parcela da dívida com o…

Projeto de lei propõe responsabilizar pais e alunos por danos causados em escolas de Mato Grosso

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso está analisando um projeto de lei que institui a…

Prefeitura esclarece sobre intoxicação por metanol

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece orientações sobre intoxicação…