Seja Bem Vindo - 09/11/2025 09:36

Projeto avalia diferentes cultivares de batata-doce em MS

Uma parceria entre a comunidade de agricultores familiares de Bela Vista começa a tomar forma junto à Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural). O projeto “Instalação de Cultivares de Batata-Doce” busca avaliar diferentes cultivares de sementes de batata-doce e observar como as mudas se adaptam às condições de solo e clima do município de Mato Grosso do Sul.

Parceria que gera frutos fortalece o cultivo de batata-doce em Bela Vista. (Foto: Reprodução)

A iniciativa organizada pelo engenheiro agrônomo da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Giuliano Pimenta Couto, em parceria com o produtor rural Adilson Valenzuela, une conhecimento técnico à prática, semeando novas perspectivas de produtividade, renda e cooperação na região.

A ação tem como objetivo fortalecer a produção agrícola familiar através da identificação de variedades com melhor desempenho nos solos locais. Além de aproximar a ciência do cotidiano rural, a proposta une a experiência técnica às práticas tradicionais.

No projeto, o produtor rural ficou responsável pelo plantio e manejo das mudas, e contou a assistência do técnico da Agraer no acompanhamento das lavouras.

Produtor de batata-doce
Projeto deve beneficiar outros produtores da região. (Foto: Reprodução)

Adilson afirma que suas expectativas giram em torno dos benefícios que o aprendizado pode trazer aos vizinhos e parceiros. O produtor que já havia tido contato com algumas variedades em experiências anteriores, explica que faltava uma muda realmente adaptada ao solo local.

“Para nós, uma muda de batata-doce é muito difícil de conseguir. Temos poucas variedades. Graças ao Giuliano, vamos poder desenvolver esse projeto”, contou Valenzuela.

Alcance do projeto 

Para além das pesquisas, as ramas produzidas devem ser multiplicadas e distribuídas a outros produtores interessados em cultivar a raiz. A prática reforçará a integração entre pesquisa e campo, fortalecendo o vínculo entre a assistência técnica e a produção rural sustentável.

Lavoura de batata-doce
Instalação de Cultivares de Batata-Doce simboliza a união entre conhecimento e prática. (Foto: Reprodução)

O engenheiro agrônomo Giuliano Pimenta Couto afirma que a escolha dos cultivares mais adequados às condições de solo e clima locais eleva a produtividade e reduz custos. 

De acordo com ele, as mudas de qualidade fornecidas contribuirão para a sustentabilidade do cultivo, tornando a produção agrícola familiar mais uniforme e rentável.

“Esse projeto também pode ser uma solução estratégica para atender à demanda local e inserir os produtores no contexto de políticas públicas, como o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), garantindo mercados mais amplos para a batata-doce”, acrescentou o técnico.

  1. União Européia deve retomar importação de ovos do Brasil

  2. Mato Grosso ultrapassa São Paulo e lidera exportações de carne bovina para a China

  3. Plantio de soja 25/26 alcança 61,6% da área estimada em MS

  4. MS investe em carinata para abastecer avião de forma sustentável

VEJA MAIS

Gabriel Bonfim brilha e nocauteia Randy Brown na luta principal do UFC Vegas 111

Em sua primeira participação em uma luta principal do maior evento de MMA do mundo,…

Heliomar Klabunde faz exoneração em massa e troca secretariado em Paranhos

A Prefeitura de Paranhos publicou nesta sexta-feira (7) uma série de portarias que exoneram e…

E a Record? Canal de TV poderoso derruba concorrentes e fecha Paulistão 2026

A Record se consolidou como um dos grandes players na transmissão do Campeonato Paulista 2026,…