Projetos vinculados ao IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) com foco em análises socioambientais, prevenção à poluição, fortalecimento da agricultura familiar sustentável, práticas assertivas na hidroponia e manejo consciente na piscicultura serão apresentados entre esta quarta-feira (22) e sábado (25) no Festival Iguassu Inova, em Foz do Iguaçu (PR).
Ao todo, nove propostas de extensão dos campi de Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã foram contempladas com bolsas para estudantes e coordenadores, pelo Programa de Sustentabilidade Territorial, promovido pela Itaipu Binacional.
As ações incentivam projetos alinhados aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).
Destaques para Agricultura Familiar
De soluções biológicas para combater doenças na cultura da mandioca ao uso de sistemas hidropônicos de baixo custo, projetos de extensão apresentam ciências aplicadas que podem transformar a vida no campo.
Dos projetos desenvolvidos por estudantes e professores se destacam aqueles voltados à agricultura familiar, fortalecendo o vínculo entre a instituição e as comunidades locais.
O projeto ‘Fortalecimento da Agricultura Familiar Sustentável em Nova Andradina-MS’ teve como objetivo levar capacitação técnica e práticas voltadas à agroecologia em assentamentos rurais da região.
As ações desenvolvidas contaram com a participação de agricultores dos assentamentos São João, Teijin, Casa Verde, Santa Olga e da Comunidade Rural do Laranjal, em municípios como Nova Andradina, Ivinhema e Batayporã.
Também com foco na agricultura familiar, o trabalho acadêmico ‘Hidroponia de Baixo Custo para Agricultura Familiar’, desenvolvido no Campus Naviraí, levou tecnologia acessível e capacitação técnica a quatro propriedades rurais, voltadas à elevação da produção vegetal.
Cada família recebeu três bancadas do sistema hidropônico NFT (Técnica do Filme de Nutrientes), equipamentos de irrigação e kits de medição.
Outro destaque do campus Naviraí foi o projeto ‘Manejo Sustentável da Mandioca: Capacitação, Pesquisa e Controle de Doenças para o Fortalecimento da Agricultura Familiar’, que surgiu de uma demanda real dos cooperados da Copasul, que enfrentavam podridões nas raízes da mandioca causadas pelo fungo Fusarium solani.
As ações foram centralizadas em análises laboratoriais in vitro no IFMS e desenvolvimento de alternativas biológicas naturais à base de Trichoderma e Bacillus.
Além dos projetos voltadas à agricultura familiar, o instituto leva ao evento iniciativas que unem a inovação e a sustentabilidade, com temas relacionados à produção rural, piscicultura, meio ambiente e economia criativa.
Confira os projetos do IFMS selecionados:

Festival Iguassu Inova
O Festival Iguassu Inova busca incentivar à cultura da inovação, impulsionar novos negócios, fortalecer o ecossistema de ciência e tecnologia do território da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.
Durante o evento serão apresentadas palestras, workshops, exposições tecnológicas e rodadas de negócios às universidades, empresas, startups, e instituições públicas e privadas, a fim de promover conexões e apresentar soluções voltadas ao desenvolvimento sustentável e à transformação digital.