Seja Bem Vindo - 22/10/2025 12:27

PT e base governista não querem CPI da Abin

O deputado federal Chico Alencar (Psol-RJ) anunciou que retomará a coleta de assinaturas para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara dos Deputados para investigar a atuação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) sob o governo de Jair Bolsonaro (PL). Alencar iniciou a busca por apoio em outubro, com a deflagração da primeira fase da investigação da Polícia Federal (PF) sobre uma suposta “Abin Paralela”.

A PF realizou 21 mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados, incluindo o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Abin. A PF aponta a existência de uma “organização criminosa” que utilizava ferramentas de geolocalização de celulares para monitorar ilegalmente autoridades públicas e outras pessoas, sem autorização judicial.

“Na volta do recesso, vamos propor a retomada”, afirmou Alencar. “As denúncias que a PF apura são as mais graves nesse histórico ruim”, destacou, referindo-se a práticas suspeitas na Abin. A proposta da CPI visa apurar “possíveis crimes e outros atos ilícitos” praticados entre 2018 e 2021, com um prazo de 120 dias e uma comissão de 27 integrantes titulares e igual número de suplentes.

Até o momento, a solicitação de CPI conta com 16 assinaturas, incluindo todos os parlamentares do Psol e Rede, além de deputados do PT. No entanto, enfrenta resistência tanto da base do governo quanto de partidos de esquerda. O líder da federação PT, PCdoB e PV, Zeca Dirceu (PR), se posicionou contra a criação do colegiado, alegando que a polícia e a Justiça já conduzem uma investigação eficaz.

A operação, batizada de Vigilância Aproximada, autorizada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, também incluiu medidas cautelares contra sete policiais federais. Em resposta às acusações, Alexandre Ramagem classificou a investigação como uma “salada de narrativas” e um esforço para incriminá-lo. A Abin, procurada para comentar, não emitiu declaração até o momento.

Hora Brasilia



VEJA MAIS

Datena pode ganhar espaço na RedeTV! o que nunca conseguiu na Band ou no SBT

José Luiz Datena está com um programa na RedeTV!. Diferente das suas passagens pela Band ou…

Solicitação de matrículas para escolas estaduais de MT encerram no próximo mês

A secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso alertou aos pais e responsáveis que…

Justiça absolve todos os réus do caso do incêndio no Ninho do Urubu

A Justiça do Rio absolveu todos os réus do caso do incêndio no Ninho do…