Seja Bem Vindo - 22/10/2025 20:17

Transporte ferroviário de etanol em MT cresce mais de 1000% em 6 anos

O transporte ferroviário de biocombustíveis em Mato Grosso, como etanol e biodiesel, tem registrado um crescimento notável nos últimos anos. Em 2019, o volume de etanol e biodiesel transportado foi de 188 mil m³. Esse número disparou para 2,161 milhões m³ em 2024, o que representa um impressionante aumento de mais de 1.000% em apenas seis anos.

Concessionária registra aumento no volume de etanol transportado por vagões em MT.
(Foto: Assessoria/ Rumo)

Esse crescimento acelerado, especialmente a partir de 2020, posiciona Mato Grosso como um dos principais polos de produção e distribuição de biocombustíveis do Brasil. Esse avanço não só reforça a competitividade da produção local, mas também contribui para a transição energética do país.

Nos últimos seis anos, o volume de diesel e gasolina transportado para o estado cresceu 42%. Entre 2020 e 2024, a Rumo, empresa concessionária do sistema ferroviário em Mato Grosso, registrou um aumento geral de 65% no volume total de combustíveis transportados no país, subindo de 2,77 milhões de m³ para 4,56 milhões de m³.

Transporte de Etanol e Biodiesel

2019: 188 mil m³

2024: 2,161 milhões m³

Aumento: 1.000%

Transporte de Diesel e Gasolina

Crescimento (2019-2024): 42%

2020: 2,77 milhões m³

2024: 4,56 milhões m³

Aumento: 65%

Em razão do aumento do volume transportado, a empresa tem expandido suas operações, firmando parcerias estratégicas como o contrato com a FS Energia, celebrado em janeiro deste ano.

Com isso, a companhia adquiriu duas composições ferroviárias compostas por 80 vagões e três locomotivas, dedicadas exclusivamente ao transporte de etanol produzido pela FS Energia no estado. Esse investimento é fundamental para fortalecer a competitividade do etanol mato-grossense e promover a sustentabilidade do setor, com um modal mais seguro e com menores emissões de carbono.

Atualmente, o etanol produzido em Mato Grosso é transportado por ferrovia até Paulínia (SP), abastecendo os polos consumidores de São Paulo, Rio de Janeiro e outras regiões do Sudeste, conectando o estado aos maiores mercados de biocombustíveis do país.

rumo 1
Empresa aposta no aumento da malha viária para melhorar o escoamento da produção mato-grossense. (Foto: Assessoria/Rumo)

Expansão da malha ferroviária

A chegada dos trilhos na região médio-norte vai permitir um escoamento mais eficiente das safras e facilitar o transporte de insumos essenciais para o agronegócio. Essa expansão não só otimiza a logística de produtos como etanol e fertilizantes, mas também impulsiona a industrialização local e amplia a conexão do estado com os principais mercados consumidores.

De acordo com Igor Figueiredo, diretor comercial da Rumo, a evolução constante no transporte ferroviário de produtos essenciais para o agro, como combustíveis e fertilizantes, demonstra como a ferrovia é uma grande aliada na construção de uma infraestrutura logística segura, eficiente e sustentável.

  1. Comerciantes temem queda nas vendas de Natal com obras do BRT na Prainha

  2. Carne livre de desmatamento ganha selo de certificação

VEJA MAIS

Polícia Civil cumpre mandados de prisão de envolvidos com o crime organizado em Sinop

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou hoje a segunda fase daOperação Impulsum, com o…

Semifinais da Copa do Brasil: CBF define mandos de campo de Cruzeiro x Corinthians e Vasco x Fluminense

Foram definidos nesta quarta-feira (22), em sorteio realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol,…

Primavera do Leste registra 5º caso de sarampo e reforça campanha de vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste confirmou o quinto caso de sarampo…