A União Europeia deve retomar o sistema de habilitação por indicação da autoridade sanitária brasileira, o chamado “pre-listing”, para estabelecimentos exportadores de ovos. Com a confirmação, todos os produtores da proteína que cumprirem os requisitos sanitários estarão aptos a exportar para os países do bloco.
O pre-listing é um sistema pelo qual o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) atesta e indica os estabelecimentos brasileiros que cumprem os requisitos sanitários exigidos pela União Europeia.
As informações, divulgadas pelo Mapa depois das reuniões da 23ª Conferência de Ministros da Agricultura das Américas, apontam que as autoridades europeias também indicaram a intenção de realizar uma auditoria no sistema brasileiro de pescados em 2026.
No fim de outubro, o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luis Rua, reuniu-se em São Paulo com o comissário europeu para Agricultura, Christophe Hansen, para discutir a retomada do sistema de pre-listing para ovos e carnes de aves brasileiras.
De acordo com o secretário, ambos os sistemas de atestado e indicação sanitária devem ser oficializados dentro de um mês.
-
Plantio de soja 25/26 alcança 61,6% da área estimada em MS
-
Mato Grosso vai à China em busca de novos negócios
-
Pela 1ª vez, mulher assume comando da Embrapa Gado de Corte