Normalmente, novembro se destaca pelo clima chuvoso e com acumulados expressivos em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Amazonas, Acre e Rondônia. Outra característica é o calor intenso no Norte e Nordeste. Porém, em 2025, a condição não deve se repetir 100%, afirma Celso Luis de Oliveira Filho, meteorologista da Tempo OK.
“Embora o Oceano Pacífico esteja frio, a atmosfera ainda não consegue responder ao fenômeno La Niña. Com isso, a chuva fica mais intensa e as temperaturas podem ficar mais baixas nos Estados do Sudeste, Santa Catarina e Paraná, no Sul, e Mato Grosso do Sul e Goiás, no Centro-Oeste”, conta à Globo Rural.
Desirée Brandt, meteorologista e sócia da Nottus Consultoria, reforça que no mês que costuma ser marcado pelo estabelecimento do período úmido, a atmosfera mostra os primeiros sinais de mudança, caminhando para uma condição mais tropical pela proximidade do verão, estação que inicia em 21 de dezembro.
Com o início efetivo do período chuvoso, o clima em novembro tem papel importante na agricultura. Na região do Matopiba, área que abrange Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, por exemplo, a combinação entre as altas temperaturas e a chuva abaixo da média pode prejudicar a semeadura de culturas de sequeiro, diz o Inmet.